PASSO A PASSO DO LINKSYS WRT160NL







PASSO A PASSO

 LINKSYS WRT160NL 










CONFIGURAÇÕES BÁSICAS DO ACCESS POINT – LINKSYS WRT160NL

1º. PASSO:
Você deverá conectar seu (Computador ou Net/Notebook) ao AP através de um cabo de rede em uma de suas portas 04 portas ethernet, como mostrado na figura acima, são as portas com adesivo de cor azul.

Feito isso, abra qualquer browser para acesso a internet, e digita o seguinte endereço:

Verá que aparecerá a tela abaixo, pedindo o usuário e a senha, que por padrão é

Nome de usuário: admin
Senha: admin


Assim que colocar a senha, irá aparecer esta tela abaixo, onde iniciaremos a configuração do AP.

§  Esta aba de Configuração, é onde iremos alterar o idioma, e selecionar Português.
§  Se seu modem de internet já estiver configurado como modo Router, pode deixar a Configuração de Internet no modo: Configuração automática – DHCP
§  Em Configuração de rede, observe que está como o Endereço: 192.168.1.1,  pois essa é a configuração padrão dos equipamentos Linksys, entretanto se você quiser alterar este endereçamento, sinta-se a vontade.
§  Pois também haverá casos onde a interface Local de alguns modens podem está com o mesmo endereço da rede local do AP, e já sabendo que o endereço WAN do modem será fornecido pelo Servidor DHCP do modem, o funcionamento perfeito deste equipamento não irá acontecer, porque tanto a Rede Lan quanto a Rede Wan, estariam com o mesmo endereço de Rede.
o   Se esse for o caso, será necessário a troca do endereço de Rede deste equipamento, para outro endereçamento que não esteja entrando em conflito com a Lan do Modem. Por exemplo: 192.168.10.1, esse seria um endereçamento válido.
o   Se for necessário alterar o endereço da rede Lan do AP, também lembrar de alterar o endereço do Servidor DHCP que fica logo abaixo: Definição do servidor de DHCP.


Outro ponto importante é colocar os servidores DNS, para facilitar a consulta de resolução de nome, no DNS estático 1: coloque 8.8.8.8, e no DNS estático 2: coloque o endereço do próprio AP 192.168.1.1
Logo após Guardar Definições para salvar as configurações realizadas.

2º. PASSO:
Bom pessoal, já terminado as configuraçoes básicas da aba Configuração, iremos agora para a aba Sem fios.
Observamos que é bem simples, onde deixaremos a configuração de forma manual, o Modo de rede: Misto, pois dessa forma poderemos trabalhar com todos os equipamentos disponíveis no mercado hoje b/g/n, Nome de rede(SSID) é o nome que você irá dar a sua rede Wireless, no nosso exemplo foi colocado “Blog do Jair Tiago”, o Canal Largura: automático, e a Difusão de SSID, por padrão vem activado, que é justamete a exibição do nome da sua rede.
Logo após Guardar Definições para salvar as configurações realizadas.

3º. PASSO:
Na aba Segurança em fios, faremos a opção do Modo de segurança: WPA2-Personal, por ser um método que prover um pouco mais de segurança, voltado para nosso exemplo, tendo em vista que este equipamento será utilizado em um Home Office. Em Encriptação optaremos por TKIP ou AES, logo abaixo em Frase-passe: é onde colocaremos a senha (no mínimo de 08 caracteres), usem a imaginação (letras, números, caracteres especiais).
Logo após Guardar Definições para salvar as configurações realizadas.

4º. PASSO:
O último passo pessoal, é na aba Administração, onde iremos alterar a senha de acesso padrão do equipamento, lembra lá em cima que o login e senha era “admin”. É justamente essa senha que devemos alterar no campo Palavra-passe do router e no campo abaixo dele: Introduza novamente para confirmar:
Pessoal por favor, nada de 123456, vamos também usar a imaginação aqui também tá ;-)
Logo após Guardar Definições para salvar as configurações realizadas.

Bom pessoal, se tudo ocorreu como planejado, deveria o seu PC ou Net/Notebook está funcionado perfeitamente, é lógico que se você estiver usando seu notebook com a rede sem fio, deverá fazer a autenticação do Net/Notebook com o AP e colocar a Senha que você mesmo definiu na configuração.
Grande abraço a todos e espero ter cooperado mais uma vez com este simples passo-a-passo.
Que Deus continue nos abençoando, Ele pode mudar sua vida!
Blog do Jair Tiago

  1. gravatar

    # by Ricardo Tomas - quarta-feira, 23 fevereiro, 2011

    Gostei imenso e acho que é de grande ajuda, mas devo dizer que no caso do meu AP, por default a senha é admin e o username espaço em branco, isto é, não se escreve nada no username pra acessar as configurações. E não consigo acessar as configurações sem uma ligação de internet.

  2. gravatar

    # by Paes - quinta-feira, 30 junho, 2011

    Olá veja se consegue me ajudar, o fato deste modelo conter o Linux, pode fazer com que não funcione com micros com windows? Tenho que mudar alguma configuração no roteador? Se puder me dar uma dica eu agradeço! Valeu!

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.