Entenda e faça a bateria do seu computador durar mais tempo


Baterias de Litio Ion (Li-Ion) - As mais modernas baterias para notebooks. São mais leves, proporcionam maior tempo de uso da máquina e sem o efeito memória.
Estas baterias não possuem efeito memória, mas infelizmente eram as mais caras, o que retardou sua aceitação. Uma Li-Ion chegou a custar o dobro de uma Ni-Cad. Outra desvantagem é a baixa vida útil, estimada em aproximadamente 400 recargas.
As baterias inteligentes : Estas nada mais são do que baterias de Ni-Cad, NiMH ou Li-Ion que incorporam circuitos inteligentes, que se comunicam com o carregador (também inteligente) garantindo descargas - recargas mais eficientes, o que aumenta tanto a autonomia da bateria quanto sua vida útil. 

As mais comuns hoje são as Li-Ion, que baratearam o suficientemente para concorrer com os outros tipos, sempre cheque qual é o tipo de bateria do seu notebook. O simples fato de usar baterias Li-Ion não significa que o notebook terá uma autonomia maior do que um modelo com uma bateria NiMH por exemplo, pois isto depende do consumo elétrico do aparelho, tamanho físico da bateria, etc.

Nos notebooks novos a autonomia das baterias varia entre 2 e 6 horas, em alguns subnotes de baixo consumo, podem durar até 8 horas. Praticamente a mesma autonomia vista em modelos mais antigos, onde o mais comum é algo entre 2 e 4 horas, caso a bateria se encontre em boas condições naturalmente. O grande problema é que os notebooks atuais trazem baterias Li-Ion, mais eficientes, mas ao mesmo tempo consomem muito mais energia. 

Lembre-se que as baterias para notebooks são especialmente frágeis, demandando certos cuidados. Nunca exponha as baterias a altas temperaturas, qualquer coisa acima de 70 ou 80º, o que pode ser facilmente atingido caso você as deixe no sol forte por exemplo. 
Nunca deixe a bateria sem uso por muito tempo. Pelo menos uma vez por semana deixe o note ligado, até as baterias se esgotarem completamente e depois faça uma recarga completa. 

Quanto mais recursos forem usados, maior será o consumo da bateria. É por esse motivo que os computadores com menos recursos, como por exemplo os NetBooks, tem uma duração maior da bateria.
As baterias de NiCad e NiMH são sujeitas ao efeito memória, por isso, antes de usar pela primeira, dê uma carga de 8 a 12 horas para que a bateria esteja completa. Sempre espere que ela esteja totalmente descarregada antes de carregá-la novamente.
As células das baterias e Li-Ion apesar de serem livres do efeito memória também exigem alguns cuidados:
  • Evite deixar o notebook ou a bateria em lugares quentes, pois o calor causa a deteriorização das celulas da bateria.
  • Evite tampar a ventilação do notebook(qualquer um) pois isso pode causar o superaquecimento que além de prejudicar a bateria pode ter efeitos catastróficos para os demais componentes do notebook.
  • Nunca, jamais, guarde uma bateria de Li-Ion sem carga, pois dessa maneira elas oxidam mais rápido. O ideal é guardá-las com 40% da carga total.
  • Sempre que encontrar uma tomada ligue o notebook nela, assim sua bateria sempre estará carregada sempre que precisar.
Para tornar as baterias confiáveis, todas as baterias Li-Ion usadas comercialmente possuem algum tipo de circuito inteligente, que monitora a carga da bateria. Ele interrompe o carregamento quando a bateria atinge uma tensão limite e interrompe o fornecimento quando a bateria está quase descarregada, a fim de evitar o descarregamento completo. A obrigatoriedade do uso do chip é o principal motivo das pilhas recarregáveis ainda serem todas Ni-MH ou Ni-Cad: seria muito dispendioso incluir um chip em cada pilha (fora o fato das células Li-ion trabalharem a 3.6V).

Outra questão interessante, sobretudo nos notebooks é que as baterias são compostas por de 3 a 9 células independentes. O circuito não tem como monitorar a tensão individual de cada célula, mas apenas do conjunto. Isso faz com que, em situações onde as células fiquem fora de balanço, ou em casos onde uma das cédulas apresenta algum defeito prematuro, o circuito passe a interromper o fornecimento de energia após pouco tempo de uso. Surgem então os numerosos casos onde uma bateria que originalmente durava 4 horas, passa a durar 30 minutos, por exemplo.

Alguns notebooks possuem calibradores de bateria na BIOS, que descarregam totalmente a bateria e depois carregam novamente, o que em muitos casos resolve o problema citado acima. O ideal é realizar esse processo a cada 30 ou 40 recargas para calibrar a BIOS e a bateria.
Resumindo, é importante saber qual é seu tipo de bateria e então tomar as medidas necessárias para o tipo correto.
Alguns manuais, atualizam o tipo da bateria mas não as instruções. Por exemplo, existem notebooks que vem com bateria de Li-ION porém os fabricantes recomendam uma carga de 8 ou 12 horas na primeira utilização. Isso é desnecessário, porém não prejudicial. Em alguns casos, têm instruções para esperar a bateria acabar antes de carregar, o que em casos de baterias de Li-Ion pode diminuir o tempo de uso da bateria.
Confiar no fabricante nem sempre é a opção mais acertada. Sempre verifique qual o tipo correto de sua bateria e faça a manutenção de acordo com o tipo dela. 

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.