O que esperar do Office 2010?

O que esperar do Office 2010?


Três anos depois do lançamento do Office 2007 e suas inúmeras mudanças importantes, seu sucessor está para chegar. Mas o que vem aí? Rodrigo Martin tenta responder à questão.
Quando foi lançado, há três anos, o Office 2007 trouxe mudanças radicais aos usuários do pacote de ferramentas tas para escritório – do novo padrão de docu- mentos OpenXML, bem mais leve, à interface Ribbon, muito mais clean e intuitiva.
Agora, três anos depois, a Microsoft mostrou ao mundo como será o novo Office. A versão avaliada ainda é “beta”, ou seja, está em fase de testes e está completamente em inglês. É a mesma versão que comentamos e ensinamos a baixar na edição de abril.
Para quem preferiu esperar uma versão final, em português, daremos um tira-gosto. Então, aí estão dez motivos pelos quais você preferirá o Office 2010.

1. Fim do período de adaptação

Fim do período de adaptação.
A tremenda evolução vista do Office 2003 para o Office 2007 teve um preço. Todos aqueles recursos maravilhosos exigiram do usuário uma fase de adaptação. Alguns dias precisaram ser investidos para entender aquela interface Ribbon.
A boa notícia é que, se você já passou por essa etapa, não precisará de mais um período desses. Visualmente, pouca coisa foi mudada, e mesmo essas mudanças estão coerentes com a versão anterior.

2. Ribbon refinada e para todos

Ribbon refinada.
A interface Ribbon ainda está lá – só que mais bem trabalhada. O botão “Office”, que armazenava opções de arquivo e configurações, deixou de existir, e uma aba de destaque chamada Arquivo estará presente. A interface fica mais simples, sem que incomode na edição de texto.
É importante dizer que agora todos os aplicativos do pacote terão esse tipo de interface, ao contrário do que acontecia na versão 2007, em que alguns programas, como o Outlook, por exemplo, mantinham interfaces antigas.
Outra novidade importante, a interface é completamente personalizável. Você pode mudar os comandos da Ribbon, aba a aba, e até mesmo criar novas completamente zeradas. Uma ótima notícia para quem utiliza apenas algumas funções de um programa e queira todas elas concentradas em um só painel.

3. Um menu de arquivos surpreendente

Menu de Arquivos
Ao clicar na aba Arquivo, a tela de edição é completamente substituída. Nela, é possível navegar entre versões do mesmo arquivo, prepará-lo para o compartilhamento, ver os arquivos mais recentes, criar documentos com base em modelos pré-programados, entre muitas outras coisas.
Particularmente útil é o menu de impressão, que, além de permitir configurar as páginas sem abrir janelas adicionais, mostra o documento em pré-visualização no mesmo painel, que pode ser utilizado para navegar pelas páginas, encontrar pequenos erros que tenham passado pela revisão e que precisem de conserto antes que a impressão seja realizada.

4. Opções de segurança

Segurança
Ao criar um documento, é possível protegê-lo de maneiras variadas. Você pode indicar que ele só pode ser lido, ou então pode ser alterado em diferentes níveis, desde apenas a formatação, até a alteração total, passando pela edição supervisionada, em que as modificações serão marcadas no documento para aprovação posterior.
Quando alguma proteção é ativada, você define uma senha para controle do documento. A partir daí, é possível desabilitar a proteção para trabalhar livremente no arquivo ou aceitar modificações propostas por outros membros de uma equipe, por exemplo.

5. Melhores ferramentas gráficas

Ferramentas gráficas.
O cuidado da Microsoft com as ferramentas gráficas foi gigantesco. Exemplo disso é que agora está muito mais fácil inserir capturas de telas em páginas editadas no Word ou até mesmo em mensagens de email.
É uma ótima notícia para quem costuma escrever artigos técnicos sobre como utilizar softwares, por exemplo, ou quem precisa enviar emails com dúvidas para amigos. Basta um clique para que o aplicativo ofereça a possibilidade de capturar a tela de qualquer janela aberta e inserir automaticamente no ponto do cursor. Extremamente simples.
Outro exemplo está na edição de imagens. Apenas insira uma foto e você poderá, com um clique, adicionar a ela efeitos pré-programados ou realizar correções expressas de última hora, sem depender de um outro software para isso.

6. Apresentações online

Apresentação remota.
O PowerPoint ganhou um recurso surpreendente: transmissão de slides pela internet. Imagine o cenário: você está em uma viagem de negócios e, na matriz de sua empresa, acontecerá uma apresentação importante, com exibição de slides. E lá, diversos outros funcionários estão espalhados por outras cidades.
Surpresa: cada um deles poderá assistir à mesma apresentação, na tela de seus respectivos computadores – e sem precisar do Power- Point. Basta ao autor da apresentação iniciar uma transmissão via web. Um link será gerado e, quando aberto na máquina de cada usuário, mostrará, em tempo real, os slides sendo passados. Logicamente não substitui a presença, mas é um avanço e tanto poder compartilhar ao menos estas informações em tempo real.

7. Análise direta ao ponto

Análise direta.
Com o Excel 2010 são introduzidos os chamados “Sparklines”, pequenos gráficos que podem ser atrelados a uma célula e que são ideais para uma medição rápida.
Suponha que você precise de uma planilha para listar os gastos de sua equipe. Na lista, estão discriminados os tipos de gastos, seguidos dos valores por cada bimestre do ano.
Uma forma de visualizar a evolução do investimento seria criar um gráfico completo das informações. Com os Sparklines, é possível ter um pequeno e simples gráfico, de uma célula, de cada um dos tipos de gastos, ideal para uma visualização mais rápida.

8. Economia de tempo

Economia tempo.
A velocidade da informação e o uso constante do email trouxeram um problema para os profissionais da atualidade. É muita informação com a qual precisamos lidar diariamente, muitas delas dispensáveis, mas que, por chegarem à caixa de entrada, acabamos lendo mesmo assim. O Outlook ganhou recursos avançados de organização que tentam diminuir essa perda de tempo. Um deles é um silenciador de tópicos, capaz de pegar uma mensagem e todas as suas respostas (mesmo as que ainda não chegaram) e removê-las automaticamente.
Você pode estar pensando: para que eu vou remover mensagens sem nem sequer lê-las? Se você já participou de lista de emails, sabe que a incidência das mensagens fora de escopo (off-topic) costuma ser grande, e a possibilidade de se livrar delas é uma benção para quem não tem tempo a perder.
Outra novidade importante do Outlook está em uma funcionalidade chamada Quick Steps. Com ela, você pode gravar ações que realiza normalmente, como encaminhamento de mensagens para uma equipe ou a criação de compromissos na agenda, bem como atribuir-lhe uma tecla de atalho.

9. Copiar e colar mais inteligente

Copiar e colar.
Todo mundo já passou por isto: você está editando um documento e precisa de uma informação que está em outro lugar, como um site, por exemplo. Copia a informação e, quando vai colar, ela vem com formatação destoante do restante de seu documento.
O Office 2010 introduziu um mecanismo de colagem mais inteligente. Antes de colar um item, você pode definir se a formatação copiada será mantida como no original, substituída pela do documento ou removida por completo.
Para não perder tempo, você não precisa selecionar a opção antes de colar. Basta colar e segurar a tecla Ctrl para que as três opções de formatação apareçam.

10. Um Outlook mais social

O Outlook 2010 ganhará um companheiro de peso: o Outlook Social Connector. Esse pequeno plug-in, quando instalado, dará ao programa de emails o poder de encontrar informações sobre seus contatos em diversas redes sociais. Um modo inteligente de estar por dentro das atualizações de seus amigos, familiares e de seus colegas de trabalho, o aplicativo pegará informações de redes sociais como Facebook, MySpace e LinkedIn – esta já preparou um plug-in compatível com a versão beta.

Versão Web

Uma das novidades interessantes anunciadas para o pacote Office é uma versão para a web. Chamada Office Web Apps, tem lançamento previsto para acontecer simultaneamente com o Offi ce 2010 e será a solução para quem quer realizar edições rápidas em um documento por meio de qualquer navegador, sem precisar de um Office instalado.
O serviço incluirá versões gratuitas dos programas Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Você não deve esperar, contudo, alternativas completas. Esses serviços serão especialmente criados para quem quer um editor rápido e não trarão todas as funções dos programas instaláveis pelo pacote Offi ce 2010.
Publicado por Rodrigo P. Ghedin em 09/06/10 às 15h46
http://www.winajuda.com/artigos/o-que-esperar-do-office-2010.html

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.