Metade das redes sem fio na Avenida Rio Branco (RJ) é vulnerável a ataques

Rede sem fio, será que é segura???

RIO - A insegurança está no ar. Ontem, Dia Internacional da Segurança em Informática, O GLOBO percorreu três vezes a extensão da Avenida Rio Branco (5,4 quilômetros) com uma equipe do Seprorj (Sindicato das Empresas de Informática do Rio) e da Clavis, empresa especializada em auditorias de infraestrutura e segurança de redes, para fazer uma varredura das redes wireless na área sem proteção e expostas a criminosos digitais. O resultado revelou mais uma área de risco na cidade.
Em pouco mais de três horas, foram detectadas 3.670 redes sem fio (Wi-Fi), das quais 1.836 (50,04%) estavam sem qualquer protocolo de segurança e 282 (7,68%) apresentavam o recurso WEP, considerado extremamente fraco por especialistas do setor.
Por outro lado, 1.552 redes (42,28% do total) usavam proteção WPA, considerada um pouco mais segura.
Segundo Bruno Salgado, diretor da Clavis, a iniciativa, chamada Wardriving Day (www.wardrivingday.org ) fará semestralmente essa verificação Brasil afora, buscando conscientizar usuários e empresas sobre os riscos de não adotar medidas para resguardar suas redes sem fio.
- Escolheremos, a cada semestre, uma grande rua de uma grande cidade para pesquisar - explica. - O Rio é a primeira, e nos decidimos pela Rio Branco por ser o coração comercial da cidade.
Falta de proteção deixa informações à mostra
Rafael Soares Ferreira, diretor técnico da Clavis, que contabilizou os resultados da varredura, conta que é muito comum encontrar redes Wi-Fi sem proteção.
- Muitas vezes o usuário nem mesmo muda o nome da rede, que vem de fábrica, e sequer a protege com criptografia, através de senha.
Usando um carro com duas antenas de alta potência, que podiam detectar redes wireless a alturas de até 20 andares, o projeto comprovou que as maior parte delas é vulnerável a ataques. (Importante: segundo Bruno, o Wardriving Day se limitou a detectar as redes e categorizá-las através do software Kismet, mas não as violou.)
De acordo com Benito Paret, presidente do Seprorj, o alerta sobre as redes sem fio é fundamental para as melhores práticas de segurança.
- A invasão de computadores leva a prejuízos elevados, e redes abertas, ou com criptografia pobre, permitem isso. No caso de acesso a dados delicados de uma empresa, há até risco de falência - afirma Paret.

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.