Alguns Termos de Informática

Bluetooth: É uma tecnologia que permite você conectar seu notebook ou computador com outros aparelhos eletrônicos que possuem a mesma tecnologia para compartilhar arquivos, músicas, fotos, sem a necessidade de fios.
CDs de recovery: São CDs que acompanham o notebook da marca Acer. CDs recovery são CDs de formatação, ou seja, quando inserido no momento certo, refazem todo o sistema e deixa o notebook exatamente como era quando saiu da fábrica.
Cooler: Tanto no computador quanto no notebook vem de fábrica, mas também existe como acessório. Serve para auxiliar no controle de temperatura do sistema e evitar superaquecimento. Nada mais é que uma, duas, ou até três ventoinhas que ajudam a manter o sistema numa temperatura mais resfriada.
CPU (Central Processing Unit): É outro nome dado ao processador. É onde todas as ações do computador ou notebook acontecem.
DPI: É Dot Per Inch, ou Pontos por Polegada. Significa o valor da resolução de impressoras e também em câmera digitais. Quanto maior o DPI melhor é a imagem impressa.
Drive óptico: É um dispositivo de leitura e gravação, tanto de CD quanto de DVD. Pode ser interno, ou seja, encaixado na CPU, ou externo e portátil com entrada USB. Os melhores drives ópticos são aqueles que possuem maior velocidade de leitura. Os internos são os que possuem maior velocidade de leitura.
Dual View: Este recurso, encontrado em quase todos os notebooks, permite acoplar um monitor externo na saída VGA encontrado atrás do aparelho. Assim este monitor pode ser utilizado para ampliar as imagens do notebook em suas apresentações, ou como substituição da tela por uma tela com mais resolução.
Dual-core: É um processador que possui dois núcleos independentes na mesma plataforma. Desta maneira, as atividades são divididas tornando o computador muito mais rápido.
Endereço de IP: Como diz o nome é o endereço da sua máquina, uma identificação pela internet. Hoje, para evitar invasões dos hackers, os números de IPs são dinâmicos e não mais fixos.
Full HD: Uma tela Full HD possui resolução widescreen de 1920 x 1080p. É uma altíssima resolução e a melhor qualidade de imagem possível encontrado em computadores e notebooks.
Função Hibernação: Quando deixa seu computador ou notebook ligado e parado durante algum tempo, ele entre na função hibernação, que poupa energia do computador e deixa-o como se estivesse desligado. Para sair da função hibernação, pressione por até 2 segundos o botão de ligar e espere, dentro de um minuto, o computador retomar os trabalhos que estavam sendo executados antes da hibernação.
GHz: Batizado de Gigahertz. Normalmente define a velocidade de resposta do processador, ou seja, quanto mais GHz, mais rápido será o processador em gerencia suas tarefas.
Hardware: É tudo que é material em um computador. Todos os equipamentos, acessórios, dentro e fora que necessite de um processamento.
HD (Hard Drive): São os “C:”, “D:”, “E:” que você vê no seu computador. Um HD pode ser utilizado integralmente ou dividido em várias partes, depende da sua organização. Hoje existem HDs externos, o que facilita o transporte de seus arquivos de forma mais segura.
HDMI (High-Definition Multimidia Interface) : Significa interface multimídia de alta definição. HDMI é um sistema de conexão de alta tecnologia capaz de transmitir áudio e vídeo através de um único cabo. É totalmente digital e proporciona imagens perfeitas de altíssima qualidade.
LCD: Significa Liquid Crystal Display, traduzindo Tela de Cristal Líquido. São monitores mais modernos que dispensam tubo de imagem traseiro e possuem melhor definição.
MB / GB: O megabyte / gigabyte serve para definir a capacidade de memória que o computador ou notebook possui.
Memória RAM: É a responsável pelo o armazenamento de dados e pela instrução que o processador precisa para executar suas tarefas.
MHz: Chamado de Megahertz. Representa normalmente a velocidade com que as informações são transmitidas do CPU para a placa mãe.
PCI: Sigla para Peripheral Component Interconnect (Interconector de Componentes Periféricos). É um tipo de conexão para computadores. Basicamente serve para a transmissão de arquivos grandes com uma velocidade relativamente maior que o comum.
Placa de vídeo: Como o nome já diz é a responsável pela imagem que você vê na tela do seu computador ou notebook. Algumas mais evoluídas outras menos, mas todas com um fundamento específico. Se você precisa de uma para jogar, ou utilizar em aplicativos que façam um bom uso da imagem, procure uma com boa configuração. Já se for uma para trabalhar com textos e pequenas coisas, uma básica já é bem suficiente.
Placa-mãe (motherboard): Como o próprio nome já diz, é a “mãe” de todas as funções que se executam no seu computador ou notebook, como o processador, memória RAM, conectores de teclado, mouse, impressora entre outros.
Processador: O processador é a parte mais importante do seu computador ou notebook. É ele que recebe e interpreta as informações. Quanto mais rápido for processador, mais rápido será seu computador ou notebook. Sua capacidade é medida por “hertz” que significa “instruções por segundo”, logo 100 Hz são 100 instruções/segundo. 100mhz são 100 milhões de instruções/segundo e 1ghz são 1 bilhão de instruções/segundo.
RPM: Significa Rotações Por Minuto. Serve para indicar a velocidade de “giro” dos discos rígidos (HDs), ou seja, quanto maior o RPM, mais rápido será o acesso aos arquivos.
Software: é um conjunto de informações ou instruções que permitem o computador processar e realizar tarefas úteis. Por exemplo, o Windows é um tipo de software.
USB: É a sigla de Universal Serial Bus (USB). É um tipo de conexão para acessórios. Basta conectar um pendrive, um controle, uma máquina fotográfica, para acessar suas configurações e arquivos direto no seu computador. Uma das soluções mais prática já desenvolvida para computadores e notebooks.
Wi-fi: É uma maneira de se conectar a internet por sinais transmitidos digitalmente. Seu computador ou notebook possui um receptor de sinal que ao detectar um sinal pode se conectar a internet sem problemas, sem fios e em alguns lugares sem cobranças.
Wireless: É uma tecnologia que uni computadores ou notebook entre si através de ondas de rádio ou infravermelho, sem necessidade de utilizar fios. Seu funcionamento é simples, basta ter um transmissor de sinal central e através dele todos podem se conectar.
Ultra Low Voltage (ULV): Nova categoria de processadores freqüentemente utilizados em notebooks e netbooks. O ULV utiliza menos energia colaborando na redução de calor produzido emitido pelas baterias. Deste modo a vida útil das baterias aumentam conservando sua autonomia.

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.