Iomega lança nova geração dos discos rígidos com interface USB 3.0

À primeira vista o eGo Portable 500 GB, da Iomega não é diferente de outros modelos da família que  a Iomega já comercializa. A grande diferença é interna: ele usa uma interface USB 3.0, que atinge uma taxa de transferência de dados muito similar à de um HD interno. Para quem trabalha com arquivos muito grandes, como produtores de vídeo, por exemplo, é útil tanto para transportar seus trabalhos, como para fazer backup.
Para realizar o teste do eGo Portable USB 3.0 utilizamos um notebook da Asus, modelo N61J, que já vem equipado com uma interface USB 3.0. O portátil conta com um processador Intel Core i5 de 2,4 GHz, 4 GB de RAM padrão DDR3 e sistema operacional Windows Home Premium de 64 bits.
hd-ego-portable_usb30-350.jpg
eGo Portable USB 3.0
hd-ego-portable_usb30-conector-350.jpg
Detalhe do conector USB 3.0
Testamos o eGo Portable em três softwares de benchmark, além de um teste prático utilizando o próprio Windows Explorer. Além de testar o eGo Portable na USB 3.0, também fizemos os testes conectando o HD a uma porta USB 2.0. Assim é possível saber a diferença no desempenho nas duas versões da interface.
Sisoft Sandra
Esse software executa testes de desempenho em vários componentes do PC, entre eles, o disco rígido. O teste em questão realiza acessos sequenciais ao HD. O Sandra compara os números com os resultados de alguns HDs que estão em seu banco de dados. Nos gráficos, a linha bege se refere a umdisco SSD, que é muito mais rápido do que um HD comum. Já a linha vermelha é o HD do nosso teste, o eGo Portable USB 3.0. Ele alcançou a taxa média de transferência de 66,6 MB/seg. A linha verde é um HD Seagate com interface Sata 300, também de 2,5 polegadas. A linha lilás é um HD Seagate Sata 150, de 2,5 polegadas.
Já quando conectado a uma interface USB 2.0, a taxa de transferência chegou a 29,3 MB/seg, valor dentro da média.
Vale deixar bem claro que esses outros discos utilizados como exemplo no Sisoft Sandra não são HDs externos, e são ligados ao PC através de uma interface SATA interna. Queremos apenas mostrar que um HD USB 3.0 pode alcançar ou até ultrapassar as taxas de transferência de um HD interno.
sandra_usb_3-ego.jpg
eGo Portable conectado na USB 3.0 (linha na cor vermelha)

sandra_usb_2-ego.jpg
eGo Portable conectado na USB 2.0 (linha na cor vermelha)
HDTune Pro 4.50
Outro software de benchmark sintético que realiza teste de leitura sequencial no HD. A taxa de tranferência média foi de 65,4 MB/seg, bem próxima da média alcançada pelo Sisoft Sandra. O resultado semelhante reforça e confirma a taxa de transferência alcançada pelo eGo Portable USB 3.0.
hdtune_usb_3-ego.jpg
eGo Portable conectado na USB 3.0

hdtune_usb_2-ego.jpg
eGo Portable conectado na USB 2.0
AS SSD Benchmark
Esse software é um pouco mais sofisticado e realiza testes sintéticos simulando operações de escrita no HD. Os três passos do teste utilizam uma massa de dados que somam 1 GB. Primeiro o programa grava uma pasta com uma imagem ISO, que envolve compactação dos dados. No segundo passo, é criada uma pasta com muitos arquivos pequenos. No terceiro passo (games) é criada uma pasta com arquivos grandes e pequenos. Estas três pastas são copiadas para o HD com um comando de cópia simples do sistema operacional.
É preciso observar que esse teste é formado por uma massa de dados com muitos arquivos e de tamanhos diversos,  forçando o HD a acessar sua área de índice por mais vezes, sendo um teste muito mais exigente. Isso justifica os resultados menores que os outros benchmarks. Em compensação, os números são mais próximos do que o usuário irá ver no dia a dia em situações no mundo real.
as-ssd_usb_3-ego.jpg
eGo Portable conectado na USB 3.0
as-ssd_usb_2-ego.jpg
eGo Portable conectado na USB 2.0
Teste de cópia utilizando o Windows Explorer
Fizemos também a cópia para o HD de uma pasta contendo arquivos de uso comum, como documentos, planilhas, vídeos e fotos, totalizando 1 GB. Na interface USB 3.0 foram necessários 27 segundos para gravar os dados. Para transferir a mesma pasta para o computador (processo de leitura), o HD levou 16 segundos.
O eGo Portable conectado na porta USB 2.0 levou 59 segundos para gravar a mesma quantidade de dados. Já para transferí-los para o computador, o processo levou 26 segundos.
Conclusões
Os resultados mostram que a taxa de tranferência média do HD eGo Portable USB 3.0 chega a valores muito próximos de um HD interno com interface SATA II. Sem dúvida, a USB 3.0 faz diferença na hora de copiar arquivos. Nesse teste, o eGo Portable leva 32 segundos a menos por gigabyte, para gravar dados, em comparação quando está na USB 2.0. Pode parecer pouco, mas para gravar um filme em full HD, por exemplo, que tem cerca de 20 GB, isso já significa uma economia de tempo de 10 minutos. O gabinete que abriga o HD apresenta bastante qualidade e é resistente. 
O produto acompanha uma licença do softwares antivírus Trend Micro Internet Security (válida por um ano) e software de backup EMC Retrospect Express (em versões para Windows e Mac). Apesar disso, o preço de 869 reais ainda assusta para um HD de 500 GB.

René Ribeiro, da PC WORLD

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.