Oito em cada dez operadoras de rede já trabalham na migração para o IPv6

Pesquisa global da Numbers Resource Organization aponta que apenas 16% das operadoras não se preparam para adotar o novo protocolo da Internet.

Se você não começou a implantar o IPv6 - nem, pelo menos, começou a planejar sua adoção -, então está atrasado se comparado à maioria das operadoras de redes. É o que aponta a mais recente pesquisa sobre adequação global ao IPv6, a tão esperada atualização do principal protocolo da Internet.
A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (15/9) pela Number Resource Organization (NRO), ouviu mais de 1.500 operadoras de rede de todo o mundo. Mais da metade - 58% - é provedor de Internet.
O relatório ressaltou que 84% dos entrevistados já têm endereços IPv6 ou planejam solicitá-los a suas entidades registradoras regionais. Apenas 16% dos entrevistados disseram não ter planos para implantar o IPv6.
Operadoras e empresas estão migrando para o IPv6 por causa do estoque reduzido de endereços IPv4, que é o padrão atual.
O IPv4 usa endereços de 32 bits e pode suportar 4,3 bilhões de aparelhos conectados diretamente à Internet. O IPv6, por sua vez, usa endereços de 128 bits e suporta um número virtualmente ilimitado de aparelhos - equivalente a 2 elevado a 128.
Fim de estoque
Cerca de 94,5% dos endereços IPv4 possíveis já tinham sido alocados em 3 de setembro, de acordo com a American Registry for Internet Numbers, entidade que distribui blocos de endereços IPv4 e IPv6 a operadoras e empresas na América do Norte.
Os especialistas dizem que os endereços IPv4 restantes podem acabar já em dezembro de 2010.
As operadoras de rede que estão implantando o IPv6 ou pensam em fazê-lo disseram que os maiores problemas que têm enfrentado são a falta de suporte de fornecedores ao IPv6 e a dificuldade de encontrar pessoal técnico qualificado para ajudar na migração.
A pesquisa mostra que os provedores de acesso de todo o mundo apresssam-se para adotar o IPv6. Dos provedores pesquisados, 70% disseram que oferecem ou planejam oferecer serviços corporativos IPv6 no ano que vem e 60% disseram que, no mesmo prazo, vão oferecer serviços IPv6 para consumidores.
"É maravilhoso ver que à medida que chegamos perto da exaustão do IPv4, mais empresas em todo o mundo acordam para a necessidade de adotar o IPv6 e têm solicitado endereços IPv6 para as entidades de registro de sua região", disse Axel Pawlik, presidente da NRO, em comunicado.

Por Network World/EUA

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.