Chrome OS, sistema da Google para netbooks, deve chegar em novembro




Empresa confirma que a plataforma deve ser concluída até o fim do ano e, no site do projeto, a data de 11/11 é mencionada.




Continua nos planos da Google o lançamento do Chrome OS – sistema operacional baseado no projeto de código aberto Chromium – antes das festas de fim de ano. Notícias recentes, inclusive, sugerem que ele deverá chegar já no mês de novembro.
Segundo MG Siegler, do TechCrunch, que andou vasculhando a páginas de comentários do site oficial, a versão Release Candidate (RC) do software – que antecede a versão final – já está disponível. Atualmente, o Chrome OS está na etapa 0.9.78.1 e, aparentemente, quando chegar ao 1.0, o sistema estará pronto. Em um dos tópicos do fórum, um funcionário da Google entrega: “Vamos soltá-lo lá para o dia 11 de novembro”.
Em outras palavras, é quase certo que os primeiros dispositivos da plataforma surjam ainda em 2010. “Estamos muito satisfeitos com o progresso do Chrome OS e esperamos que os primeiros aparelhos cheguem este ano”, disse a Google em resposta ao TechCrunch.
Desafios
Anunciado em junho de 2009, e demonstrado cinco meses depois, o Chrome OS é, essencialmente, um sistema despojado de tudo, contando apenas com o navegador de mesmo nome, levemente modificado. Foi projetado para equipar netbooks, mas também poderá ser usado em notebooks, desktops e até tablets.
Há um ano, a plataforma intrigava a todos, mas, com o crescimento estrondoso do Android – sistema da Google para dispositivos móveis – sua relevância passou a ser questionada. O principal desafio da empresa é estimular a criação de aplicativos para o SO e, ao mesmo tempo, convencer os fabricantes a adotá-lo para alguns de seus produtos – para persuadi-los, os argumentos já foram elaborados: ele seria mais barato, rápido e seguro que o Windows.
Para resolver um desses problemas, a gigante das buscas prepara o lançamento da Chrome Web Store, a loja virtual de aplicativos para a plataforma, com jogos, como Lego Star Wars, e soluções de produtividade, vinculada a um eficiente sistema de pagamento. No entanto, sem uma forte parceria com fabricantes - que ofereceriam bons aparelhos que venham com o sistema instalado - tudo viria a perder, por mais que muitos usuários estejam, de fato, ansiosos para ver o Chrome OS em ação.

©2007-2010 jairtiago.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.